quarta-feira, 13 de junho de 2007

Estou grávida. E agora?




Menstruação atrasada, ausente ou diferente? É... você pode estar grávida.



foto: Gerusa Lima





Diante de um exame positivo, insegurança e dúvidas são muito comuns, principalmente se tratando de uma gravidez inesperada. O organismo da mulher passa por nove meses de inúmeras modificações físicas e psicológicas, e por isso, ela deve se preparar para essas mudanças.



Sentimentos de dúvidas, medos, anseios e de felicidade são as palavras-chaves do que acontece com a mulher assim que ela confirma sua gravidez. E se for a primeira então, tudo isso vem em dobro. Afinal, o instinto de mãe da mulher é aflorado desde muito cedo, quando ela ainda brinca de bonecas, de casinha e vai construindo para si um mundo em que pensa viver um dia. De repente, ver que todo aquele sonho está se tornando real, faz com que mulheres do mundo inteiro se confundam com as novas sensações e acabem encarando a primeira gravidez como uma situação que mescla momentos de tensão e euforia.




Porém, não há nada mais normal do que estas oscilações de humor. O início de uma gestação pode trazer situações diferenciadas para cada mulher, mas ficar sensível e se emocionar com facilidade são características marcantes de uma gestante inicial. Segundo a obstetra Bárbara Rezende, é importante que a paciente e o médico estabeleçam uma relação de confiança durante este período para que todos se sintam seguros e confortáveis com as novas mudanças que estão acontecendo.



Ainda que a gravidez seja considerada um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher, quando ela não é planejada e se está solteira o quadro pode se modificar. Foi o caso de Juliana Alvim que engravidou aos 22 anos, quando concluía a faculdade de Farmácia. “Eu vivia um momento de crise, pois estava terminando minha faculdade e meu único foco era minha carreira. Esperava uma contratação na empresa em que estagiava e de repente descobri que tinha engravidado do meu namorado. Foi um pesadelo”, conta ela. Juliana concluiu a universidade e teve de abandonar o estágio. Teve o apoio da família e hoje, o que para ela era um pesadelo, se tornou um sonho. “O filho Guilherme, de dois anos, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, diz “Quando somos mães temos que abrir mão de muita coisa. Minha mãe sempre me disse isso, mas fui inconseqüente e hoje pago por isso”.



E por falar em mudanças, qual mulher não se preocupa com as transformações que seu corpo terá durante os próximos nove meses? “Todos os dias eu me olhava no espelho e achava que estava diferente de ontem. Parece que sempre que eu me via, encontrava uma coisa nova”, diz a arquiteta Nara Silva, mãe do pequeno Gabriel, de 8 meses. E ela não está errada. Embora as transformações sejam pequenas nos primeiros três meses de gestação, já é possível perceber um volume maior nas mamas e uma lubrificação vaginal mais acentuada. Entre a 20ª e 24ª semana de gestação outras mudanças começam a acontecer na vida da mulher. Isso porque, neste período, quase sempre já se pode descobrir o sexo da criança e também é quando a mamãe começa a sentir ela se mexer. Náuseas e desejos de comer doce também são sensações extremamente comuns à grávida, já que nestes nove meses os hormônios femininos trabalham a mil.



Segundo Bárbara, a mulher só deve realmente se preocupar quando sentir dores muito fortes na barriga e quando houver sangramento. “Às vezes o sangramento é um sinal de alerta e nem há nada de muito complicado a ser resolvido. Mas sempre que ele aparecer, o médico deverá ser avisado imediatamente”, diz. Tendo todas estas considerações em vista, resta à futura mamãe curtir cada minuto deste momento mágico que é esperar um filho. Arrumar suas roupinhas, cuidar do visual, visitar o médico regularmente e contar com o imprescindível apoio da família, só tendem a fazer muito bem e tornar cada vez mais este conto de fadas em realidade. Cada gestação é um momento único na vida de uma mulher. Seja no primeiro, segundo ou terceiro filho. E nada melhor do que aproveitar de forma saudável e segura essa fase especial.



http://www.sopape.com.br/SPP%20SociedadeParaense%20de%20Pediatria_arquivos/gravidez.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa muito legal esse blog, vcs realmente falam o q nós mulheres queremos ver
bjuss Vanessa

Anônimo disse...

Oi fiquei sabendo ontem que estou gravida,não sei o que fazer pois estamos morando juntos a tres meses e ele ficou bem feliz mais ainda não contamos nada para ninguém.Na segunda feira eu estava com muita dor e tomei voltarem gostaria de saber se pode de alguma forma prejudicar o bebe.